Quem faz as nossas roupas ?


>>Consumo consciente, Artigos / Friday, August 30th, 2019

Para mudar o nosso paradigma geral precisamos ter perspectivas diferentes.

Podemos continuar a acreditar que o que fazemos com o nosso dinheiro só impacta a nossa carteira mas a realidade é que tem impacto no mundo todo.

Quando compramos roupas, quer seja numa loja de fast fashion ou num designer, não só investimos na marca como também ajudamos quem trabalha : as costureiras, os fornecedores de tecido, as transportadoras, etc..

Por isso, é importante perceber qual é a percentagem ou a remuneração de cada um quando pagamos 3€ por uma t-shirt … porque a empresa nunca fica a perder !

Já se perguntaram quem é que està por detràs da roupa que vestimos ?

É o tema deste primeiro vídeo

Mostra-nos a realidade das mulheres que trabalham em fabricas de têxteis no Bangladesh.

Foi muito impactante para mim e uma passagem do video até me deixo em lágrimas. Uma das mulheres relata as lutas constantes do quotidiano e acaba por dizer “que enquanto nos tentamos sobreviver, as indústrias facturam a custo do nosso sangue e do nosso suor – por isso espero que as pessoas comecem a comprar roupa com consciência ” ….

Falo por mim pois até ha pouco eu não relacionava os preços baixos com as vidas dessas pessoas que podemos chamar trabalhadores escravos. Sabia que elas não eram bem pagas mas nunca pensei que tivesse uma parte da culpa. As marcas é que são as culpadas, não eu que sou apenas consumidora … Mas sem saber demonstrava que eu aceitava essa situação e que não queria que nada mudasse porque eu só procurava preços baixos e não estava disposta a pagar mais !

Foi quando comecei a querer desenvolver a minha marca que me apercebi que eu não me importava de comprar uma tshirt por 3€ mas que não iria aceitar ser tão mal paga pelo meu trabalho !

Foi neste momento que percebi que não fazia sentido nenhum: se eu quero uma vida justa e ser paga corretamente porque é que as outras pessoas com as mesmas funções que eu não hão de ter os mesmos direitos ?!

Acredito que podemos mudar este sistema estando mais consciencializados na hora de comprar algo. Não significa que seja sempre fácil, o que importar é tentar e começar pouco a pouco a adoptar novos habitos. As grandes (e as pequenas) indústrias só vão mudar o comportamento delas quando as nossas escolhas foram diferentes porque enquanto a maioria continuar a comprar produtos que não respeitam o ambiente e o ser humano vão continuar a achar que estamos satisfeitos com o mundo de hoje e indiferentes ao mundo de amanhã, e será verdade ?!

Seja a mudança que quere ver no mundo – Mahatma Gandi

ja és um consumidor consciente ? Partilha comigo a tua opinão !

É importante para si saber de onde vêm as suas roupas ? Já pensou nos “estragos” que pode fazer a nossa vontade de querer pagar sempre menos ?

Shares 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *