A importancia dum consumo consciente


>>Consumo consciente, Artigos / Sunday, August 25th, 2019

Enquanto desenvolvia o projecto da MUA- Conscious Collection fui me apercebendo da importância do consumo consciente que eu queria trazer na minha roupa.

Porque afinal criar mais uma marca de roupa – por mais ecologica que seja – teria sempre um impacto ambiental.

Por isso além de consumir “melhor” – ou seja, de uma forma mais respeitadora do ambiente, écologico , éco-responsavel, ético … importa pensarmos na forma como consumimos!

Infelizmente, de um modo geral hoje em dia, a nossa maneira de consumir poderia ser descrito como ” Mais é melhor “.

Na nossa vontade – nunca satisfeita- de estar cada vez mais na moda (que é efêmera), de querer sempre mais porque isso demostra – supostamente- que estamos bem na vida temos os guarda-fatos cheios de roupa que não usaremos mais do que uma vez , que não nos fica assim tão bem e pior ainda de que nem sequer gostamos realmente.

Mas isso tudo tem um custo : A industria textil é a segunda industria mais poluente do mundo, as materias primas são cada vez mais escassas e a maior parte dos trabalhadores são escravizados !

Dai a importancia dum consumo consciente globalizado bem como uma slow fashion consciente !

Consumo consciente, o que é ?

Segundo https://blog.racon.com.br “Consumir com consciência significa decidir com cuidado e atenção aquilo que você compra e usa no seu cotidiano. Trata-se de ser mais racional e ter conhecimento dos impactos trazidos pelo consumo de determinado item.”

Não podia dar melhor definição!

Um consumo consciente deriva de atitudes conscientes como por exemplo, evitar o desperdício de água, deixar de usar produtos descartaveis (preferir um saco de pano quando for as compras ), pensar bem antes de adquirir um produto novo …

No que toca a moda isso reflete-se na vontade de ter menos mas melhor, na escolha de produtos com valores e de preferência locais , amigos do ambiente e éticos !

Temos de ter consciencia que podemos mesmo mudar e melhorar o mundo fazendo escolhas de compras mais respeitosas do bem estar humano e do ambiente.

As nossas escolhas de compras é que vão impactar nas estrategias de produção e de vendas das industrias. Enquando continuarmos a querer pagar o menos possivel para produtos de ma qualidade, sem respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente porque haverão eles de mudar ?! O consumidor – ou seja nos – é quem manda !

“O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos das suas escolhas de consumo. O consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade ” segundo https://www.infoescola.com/ecologia/sustentabilidade/

Como se tornar um consumidor consciente ?

Ja ouviu falar dos 5Rs dum consumo consciente ?

 

  •  REPENSE antes de comprar. Conheça bem as suas necessidades e atenda-as de forma responsável. *Sera que precisa mesmo de mais um par de calças ?! Aprende a valorizar o que ja tem !
  •  RECUSE os plásticos e outros produtos descartaveis, prefira produtos que possam ser reutilizados como vidros, ou biodegradáveis. Adeus sacos de plastico – Ola tite bag 🙂 e bora la comprar uma linda caneca para beber café/cha no escritorio em vez de usar copos de plastico.
  •  REDUZA o seu consumo. Quando sabemos do que gostamos e o que nos fica bem é mais facil fazer escolhas sensatas! E bom para o ambiente e para a nossa carteira por isso please nunca mas nunca compra SO porque estava em saldos ! Vai acumular-se no monte de roupa que ja comprou no ano passado so porque estava em saldos! Prefira produtos que não serão descartados assim que a moda passar. Pense em um guarda-roupa mais sustentável e durável !
  • REUTILIZE ! Ha montes de videos de upcycling lindo de morrer que permitirão dar uma nova vida a vossa roupa (encontrarão alguns no instagram da by Jessica) é facil e permita ter roupa personalizada! Se não for a vossa onda podem sempre participar em workshops ou dar a roupa a pessoas que saberão dar-lhes uma 2da vida!
  •  RECICLE – Não hesite em visitar lojas de segunda mão ou em participar em vendas de garagem, de certeza que o que ja não quere podera deixar feliz outra pessoa ! 

Mas apesar de tudo gostava de realçar que mesmo sendo o upcycling e as lojas de segunda alternativas brutais ao consumismo “normal” elas não são a solução!

A solução passa mesmo por NOS – consumidores e a maneira como consumimos ! Consumir como consumimos mesmo de forma mais amigo do ambiente não é sustentavel !

Por isso quero vos deixar 4 perguntas para fazer antes de comprar algo afim de ter um consumo consciente :

Adote o lema “menos mas melhor”. 

Valoriza produtos locais, com valores parecidos aos seus e eticos !

 

Deixo vos com uma frase da Vivienne Westood – super DESIGNER inglesa – ” Compre menos , escolha bem e faça durar !

Um beijinho 🙂

Shares 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *